Como Conservar Cordas de Aço - Pepineli Luthier
Luthier, luthier sp, luthier São Paulo, violão folk, violão martin, violão clássico, viola caipira, cavaquinho,
542
post-template-default,single,single-post,postid-542,single-format-standard,bridge-core-3.0.8,qode-quick-links-1.0,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,no_animation_on_touch,qode_grid_1300,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-29.5,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,wpb-js-composer js-comp-ver-6.10.0,vc_responsive
 

Como Conservar Cordas de Aço

Cordas de Aço Violão Folk

Como Conservar Cordas de Aço

“Eu coloco Cordas de Aço novas, toco com o violão, no outro dia elas já estão enferrujadas. O que fazer?”

Existe algum produto que aumente a vida útil das Cordas de Aço?

Infelizmente ainda não criaram um produto que soluciona de vez esse fenômeno. Nós já testamos vários, e nossos clientes vivem fazendo testes para nos ajudar nessa busca de algum produto que seja de fato efetivo no cuidado com as cordas.

Alguns produtos deixam as cordas meladas, enquanto outros parece que não surtem absolutamente nenhum resultado após sua aplicação. Não limpa, nem conserva, nem estraga, simplesmente são indiferentes.

Até hoje, todos tiveram a mesma conclusão: O produto com melhor custo benefício é a flanelinha que pode ser facilmente substituída, e bem prática na limpeza rápida das cordas.

Marcas e Modelos de Cordas de Aço

Outro teste que andamos fazendo é utilizar vários tipos de corda para ver qual aguenta mais com o tempo. A Campeã foi a Elixir Phosphor Bronze, seguida da Martin Lifespan Phosphor Bronze. Infelizmente seu custo é mais alto, mas seu tempo de vida na mão de alguém que sofre com o mau do suor e ácido úrico, é consideravelmente maior.

Isso não resolve o problema, ainda assim é recomendado limpar sempre que usar. O que essa corda pode trazer de benefício com sua durabilidade as vezes não compensa devido seu custo. O que quero dizer é que as vezes compensa comprar 3 encordoamentos de R$30,00 reais que vão durar o mesmo tempo que apenas uma corda que custa R$120,00. Se você não se importar em trocar as cordas com tanta frequência, obviamente.

 

Bem meus amigos, infelizmente o segredo é limpar as cordas exatamente depois de tocar. Se for dar um intervalo muito grande entre uma música e outra, já é recomendado fazer a limpeza também.

 

Caso haja alguma atualização nos testes que andamos fazendo, eu atualizo o post para manter todo mundo informado!

 

Você já conhece nossos Violões Folk? Venha conhecer mais do nosso trabalho clicando aqui.